PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRASSUNUNGA
GESTÃO 2017 - 2020
SECRETARIA MUNICIPAL DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO, GESTÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS - SMPOGRI

SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA aplicada - SMDOCTILa

Projeto: Ação de Reaparelhamento da Máquina Pública Municipal em 2017-2020









" Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar AGORA e fazer um novo fim..."


Projeto: Ação de Reaparelhamento da Máquina Pública Municipal em 2017-2020

A partir do ano de 2018 criar-se-á "oportunidades" praticando-se concursos internos e externos a fim de peneirar os cidadãos e servidores de impar qualidade, buscando assim completar o quadro de pessoal preenchendo das vacâncias e extruturar uma gestão por competências... A Lei de Responsabilidade Fiscal se faz presente a todo tempo nesta ação mantendo da máquina pública municipal sempre e a qualquer dos tempo - enxuta, eficaz e eficiente em prol do Municípe.

Ao mesmo tempo em que lida com os desafios do presente, de fazer mais com menos, a Prefeitura Municipal de Pirassununga e sua(s) Autarquia(s) planejam seu futuro e se concentra cada vez mais na sua missão institucional, Gestão 2017-2020.:
" Dar pronta resposta a demanda das necessidades geradas pelo Munícipe, sistematizadas; para tal desenvolver as capacidades técnicas e gerenciais dos profissionais de carreira do executivo municipal e suas autarquias, nos diferentes níveis dentre os servidores ( comandados ), por intermedio das atividades contratadas de ensino ( capacitação, treinamento ) e pesquisa, em proveito das diversas secretarias ( comandantes ) logisticamente instituidas e inseridas num organograma decorrente de uma visão moderna e globalizada de administração pública municipal."




Quem explica é o Professor Ulysses von Lang nesta curta página HTML. Ao longo de 35 anos de trabalho, serviços e estudos, tendo já residido e domiciliado em diversas regiões deste nosso Brasil, vide curriculum vitae , foi adquirindo maturidade como ser humano, organizacional e como empreendedor... . Isto posto, percebo que para haver um "salto para o futuro" introduzindo uma nova ordem de administrar a coisa pública local, dever-se-á passar obrigatoriamente por no minimo três etapas: [ Inovar e Modernizar * pelo uso de tecnologia; Moralizar ** pelo acesso a informação e transparência da gestão; Promover a Justiça Social *** pela boa gestão do dinheiro público sob alto controle social e olho vivo sobre os gastos públicos ]. Entre os assuntos abordados nesta página HTML estão o novo Plano Estratégico para o Prefeito da gestão 2017-2020, o olhar mais vivo e atento (Portal da Transparência) sobre as finanças e receitas do ano-contabil, a otimização dos serviços administrativos e os projetos de Parceria Público-Privado. Tudo para alcançar uma lição aprendida na RADIOBRÁS [de 1981 à 1990]: a busca pela qualidade ( "non multa sed multum" ).





AÇÃO No.001.: Entre o possível e o necessário na Gestão 2017-2020

" Será preciso rever as nossas necessidades, tanto em termos de infraestrutura quanto de recursos humanos, para fazer frente aos novos desafios que se descortinam para a partir de 2021..."



Existem, para a partir do ano de 2017, não menos do que três (3) pontos que particularmente considero de grande importância no que tange ao desenvolvimento da Prefeitura e sua(s) Autarquia(s) do "... futuro-próximo".

O primeiro será a idealização do Centro de Processamentos de Dados do Executivo Municipal, pois a partir de então Pirassununga poderá adentrar em um Clube de geradores e construtores de arquiteturas em softwares livres, pretensamente similar ao "SERPRO" e ao "PRODASEN", ambos sediados na capital federal de Brasília - Distrito Federal. Para alcançar esse patamar provavelmente no final do ano de 2018, serão de suma importância a criação da SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA aplicada aos projetos de informática solicitados ao GT - Grupo de Trabalho de Inovação e TI , que, por meio de tecnologias duais, proporcionarão à Base Industrial de Tecnologias e Inovações voltadas para Administração Pública local alçar voo em seus programas de softwares e peoplewares, tudo para o Executivo, Autarquico, Legislativo de Pirassununga - SP.

O segundo ponto, e não menos importante, será que a Prefeitura Municipal de Pirassununga 2017-2020 buscará incentivar o processo de manutenção de parcerias na construção de conhecimento e tecnologia voltadas para a Administração Pública Municipal, cidades até 100 mil habitantes e do seu entorno de não mais do que 50 Km de distância, ou seja, àquelas que necessitam se unir para vencer as dificuldades regionais,...por serem pequenas. Surgirá o Plano Municipal de Associativismo Municipal - PMAM 2017 .

Um terceiro ponto, e tão importante quanto os demais anteriores, será o surgimento concomitante do Comitê de Gestão da Qualidade .



Isso possibilitará a Prefeitura Municipal de Pirassununga e as demais Prefeituras do entorno, participes do Plano Municipal de Associativismo o domínio completo do ciclo de vida de um determinado projeto de Hardware, ...Software, ...Peopleware, etc. Tais ações internas não só elevarão a capacidade profissional dos Servidores envolvidos e usuários , permitindo inclusive ao executivo e aos seus co-participes a venda desses serviços e produtos aos demais... (...). É uma relação que considero benéfica para todos envolvidos. Temos que ter de uma atitude de empreendedorismo, e buscar uma visão muito além dos benefícios imediatos. Enfatizo a necessidade, e não me cansarei de falar aos quatro cantos que devemos procurar entre municipios vizinhos incentivar à transferência de tecnologias, geração de emprego aos treinados e qualificados, primordialmente, tudo buscando não perder as riquezas intelectuais local. Esse é sem dúvida um setor interno ao serviço público, no qual o conteúdo tecnologico é vastissimo e muito complexo, por isso seu valor agregado é muito alto. Ademais, por trás desse conhecimento e TI existirá dezenas de empregos internos de alto nível, melhores salários e, em decorrência, melhor qualidade de vida organizacional para os Servidores Municipais de Pirassununga envolvidos. Isso é muito bom para a cidade de Pirassununga e seus Municípes em geral.



Vamos refletir sobre os últimos anos, 12 anos, de nossa Prefeitura de Pirassununga e sua Autarquia. - O que podemos aprender com os erros do passado próximo ? ; - O que foi vivido no presente, nosso passado-imperfeito, quanto se perdeu de oportunidade e cinergia de todos envolvidos ? (...) ; Em primeiro plano, para voltarmos nosso olhar ao futuro, para dimensionarmos todas nossas decorrentes ações então, como também dimensionarmos toda a estrutura da Máquina Pública Municipal local, nós devemos verificar onde queremos chegar, ou seja, o que queremos ser, mediante o estabelecimento de uma concepção estratégica da organização, que apresente a sua visão de futuro transformador e proativo. Em seguida, é preciso verificar onde estamos, fazendo uma avaliação estratégica das condicionantes atuais (2016) , observando qual é a realidade atual e se ela está aderente ao modelo estabelecido na concepção estratégica. Vencida esta etapa, poderemos estabelecer os passos de nossa jornada.

Nesta direção de ações planejadas, a Prefeitura Municipal de Pirassununga, gestão 2017-2020, se esforçará sobremaneira impar até o final do ano de 2018, para apresentar uma revisão do Plano Estratégico de Desenvolvimento e Modernização dos Serviços e Produtos da máquina pública em prol de seus municípes, mediante a metodologia citada, o que irá permitir ao Prefeito eleito, ao seu vice-prefeito, e aos demais sub-prefeitos distritais, uma reordenação de suas prioridades e, em decorrência, de seus projetos e da aplicação de seus recursos e receitas.
" A Prefeitura Municipal de Pirassununga e suas Autarquias (2017) investirão em melhorias nos sistemas de gestão da administração direta, bem como da administração indireta para otimizar o uso de recursos públicos, seja ele provindo de âmbito Federal, Estadual, Municipal, ...outros."
Acertadamente...não será uma tarefa fácil !!! Caberá, então ao Prefeito eleito a responsabilidade de perceber a linha que divide na tomada de decisões, entre o que é "essencial" do que é meramente "assessório". O ponto certo será aquele em que você consegue estabelecer um equilíbrio entre aquilo que é possível e o que é necessário, pois, às vezes, ter mais do que se necessita pode implicar em não se investir naquilo que é essencial, e vice-versa. Cabe aqui relembrar a missão da prefeitura para o ano de 2017-2020, ...se uma vez eleita:
" Dar pronta resposta a demanda das necessidades geradas pelo Munícipe, sistematizadas; para tal desenvolver as capacidades técnicas e gerenciais dos profissionais de carreira do executivo municipal e suas autarquias, nos diferentes níveis dentre os servidores ( comandados ), por intermedio das atividades contratadas de ensino ( capacitação, treinamento ) e pesquisa, em proveito das diversas secretarias ( comandantes ) logisticamente instituidas e inseridas num organograma decorrente de uma visão moderna e globalizada de administração pública municipal."






Buscamos um novo modelo de gestão centrado em maior potencial de servir ao Municípe e suas necessidades / demandas , seja por produtos e/ou serviços. Nisto centra-se nosso esforço impar em ter mais frentes de atendimento ou postos avançados , nos bairros, junto as sub-prefeituras distritais (3) disponíveis aos Municípes. Esta ação já vem sendo estudada e construida, ...ações como a busca de parcerias do " poupa tempo " e com a prefeitura e suas autarquias, por meio de futuros contratos baseados em cláusulas de performance ou pagamento por horas de disponibilidade, bem como a melhoria na capacitação dos Servidores Municipais e altos investimentos em tecnologia de gestão vêm demonstrando que, com os mesmos recursos humanos e menos recursos financeiros a médio e longo prazo, poderemos atingir metas de disponibilidade cada vez melhores em prol dos Municípes, sejá na área central da cidade ou tanto quanto nos bairros e áreas peri-urbanas. Perceptível é que o foco na atividade de logística aplicada a máquina pública municipal também se modificará, ...uma nova ordem no fazer das coisas surgirá na administração pública municipal de Pirassununga, localizar-se-á menos no serviço e mais no municípe. Parece uma mudança simples, todavia faz grande diferença ao ser percebida a cada final de ano de gestão, ...ano contábil, ...na eficiência esperada e eficácia almejada para a partir do ano de 2017.

Para acelerar este processo, não basta apenas ter bons [ Secretários Municipais, Agentes de Busca Ativa - Nível Superior, Coordenadores de Secretarias Municipais, Assessores ao 1o.Escalão, Gestores de Projetos, Gerentes de Setores ], [ comandantes ; comandados ] , e mão de obra capacitada ( 3o. ao 5o. Escalão de Servidores Municipais Mensalistas ). Em última análise, para incrementar a quantidade de "oferta de serviços e produtos pela Prefeitura" disponíveis, é preciso que haja recursos e, neste sentido, a logística aplicada tem recebido prioridade dentro do orçamento previsto (ano 2018), considerando o cenário vivenciado (ano 2015).

Eu e meus colaboradores, cada um liderando sua frente de ação em suas respectivas áreas do conhecimento, está trabalhando na condução de uma Parceria Público-Privada ( PPP ) para a idealização, construção e manutenção de boa parte de seus projetos independentes. Dentre as várias vantagens da "PPP", estão os contratos de médio prazo ( 8 anos ), permitindo ao ente privado maior segurança nos seus investimentos em infraestrutura e, em contrapartida, viabilizando a possibilidade de menores custos para o ente público municipal, seja da administração direta ou indireta. A "PPP" permite, ainda, que receitas extras captadas pelo setor privado possam ser abatidas dos custos do contratante. Ao fim do contrato, concomitante ao final da gestão do executivo, todos os investimentos em infraestrutura realizados pela parte privada da "PPP" retornam à Prefeitura Municipal de Pirassununga e sua(s) Autarquia(s), gestão 2017-2020. Outros modelos de "PPP" ainda poderão ser analisados e implementados nas autarquias que ainda surgirão para a partir do ano de 2018; bem como para os mais diversos projetos da área de Inovação, Ciência e Tecnologia e outros.



A partir de 2017, algumas das Secretarias Municipais, após reforma e reestruturação administrativa da Prefeitura e sua Autarquia SAEP, estarão criando UGdASC - Unidade Gestora de Apoio aos Serviços Comuns para centralizar as atividades administrativas e permitir que as unidades se dediquem exclusivamente à sua atividade-fim.

Após o ano de 2018 e, continuadamente ao longo do tempo dos próximos anos, várias Unidades e Autarquias da Máquina Pública de Pirassununga, por iniciativa própria, iniciaram processos de centralização de atividades, utilizando-se de suas experiências profissionais locais. A partir de 2017, mediante o estabelecimento de uma Diretriz do Prefeito Eleito 2016 sobre o assunto, o objetivo é que toda a administração direta, bem como a administração indireta siga a mesma metodologia de implantação, fazendo com que tenhamos no trato da coisa pública as mesmas regras, a mesma legislação e o mesmo modelo. Será, então, praticado uso da NPA - Norma Padrão de Ação , gestão 2017-2020. Algumas Secretarias Municipais, ...autarquias, ...unidades da máquina pública pirassununguense estará sendo apoiada por um determinado UGdASC, fazendo com que elas possam se dedicar integralmente às suas atividades-fim, enquanto o UGdASC tratará das atividades concernentes ao apoio.

Idealizá-se hoje (ano 2015) a criação em futuro não muito distante (ano 2018), a saber: ...da Unidade de Apoio Logístico, ...da Unidade de Apoio da Saúde-Pública-Municipal, ...da Unidade de Apoio da Educação-Pública-Municipal, ...da Unidade de Apoio da Segurança-Pública-Municipal, ...da Unidade de Apoio do Desenvolvimento Social e Habitação Popular. Os principais benefícios serão (ano 2020) a economia de meios humanos e financeiros, visto que a mudança deve reduzir significativamente a quantidade de serviços redundantes, o preenchimento das lacunas de recursos humanos, a padronização dos processos administrativos, de aquisições, de licitação, outros; como também e o mais importante, o foco na atividade operacional com pronta-resposta as demandas geradas pelos Municípes, ...no pronto lhe servir seja presencial e/ou digitalmente.

Nestes dois anos iniciais [2017-2018], serão consolidadas as atividades de almoxarifado central, uniformes profissionais, patrimônio-viaturas, obtenção (licitações, contratos, pagamentos, FISCON ), protocolo ( SGED ) e arquivo, tecnologia da informação (administrativa) - TI , subsistência e demandas geradas pelo GSB - Gestor Geral de Serviços Básicos, sub-prefeituras (3) e pagamento de pessoal. Para a consecução desse objetivo, fazer-se-á necessário que todo o efetivo de Servidores Públicos Municipal da Cidade de Pirassununga SP tenha consciência da importância desse trabalho, iniciado pela futura SECRETARIA MUNICIPAL DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS - SMPOGRI em conjunto com a SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL, CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO, INFORMAÇÃO E LOGÍSTICA aplicada - SMDOCTILa , ...amenizando as reações contrárias e buscando soluções factíveis para vencer os obstáculos que poderão surgir, pois só assim poderemos ter no futuro próximo ( 8 anos = duas gestões do executivo ) uma gestão eficaz e uma governança real das atividades da Máquina Pública Municipal de Pirassununga e pretensamente das demais cidades do seu entorno de 50 km [ PMAM 2017 ].



Os acontecimentos negativos acontecidos nos anos de 2015 e 2016 em âmbito Federal no Brasil, afetaram sobremaneira os níveis Estaduais e Municipais, não podendo deixar de afetar potencialmente e determinar os acontecimentos futuros (2017) para nossa cidade de Pirassununga SP. Mudanças efetivas no rumo de nossa cidade serão implacáveis, cabendo aos dirigentes municipais se adequarem a esse momento sensível para a administração pública, cobrando-se destes dirigentes criativas estratégias de gestão a serem adotadas em momentos de contenção de gastos sem paralisar as atividades essenciais da Prefeitura e sua(s) Autarquia(s). Em razão do cenário orçamentário que foi estabelecido a partir de julho do ano de 2015, a Prefeitura Municipal de Pirassununga vê-se obrigada a aumentar as medidas de austeridade e de otimização do emprego dos recursos públicos, os quais atingiram todos os segmentos da Máquina Pública (administrativos, técnicos e operacionais).

Não podemos negar que todos os Prefeitos e seus colaboradores, em todas as gestões até o ano de 2016, tentaram ser bons administradores da Máquina Pública Municipal, ...mas entre o tentar e o efetivamente fazer há uma lacuna que não foi verdadeiramente preenchida, acertadamente nesses últimos 21 anos que resido e estou domiciliado nessa cidade de Pirassununga ...não encontrei um que materializá-se a tal "vontade-política" em querer fazer das grandes reformas ...onde precisam ser feitas e no seu tempo certo. O momento agora para nossa cidade de Pirassununga e de fazer uma passagem, ...uma transição de governos de [2013-2016] para [2017-2020], transição essa que deverá ter como pano de fundo às dificuldades orçamentárias, decorrentes da conjuntura econômica atual, de maneira a não interromper os grandes sonhos de desenvolvimento sustentável e limpo, os quais têm importância relevante para o futuro de Pirassununga, como também continuar provendo os recursos necessários ao custeio das atividades operacionais e administrativas. Neste foco, ressalta-se o aprimoramento de processos, a centralização administrativa, a adequação das diretrizes e metas, a implementação de Parcerias Público-Privadas, dentre outros.

Contudo, é importante verificar que toda instituição é um organismo vivo que convive com influências internas e externas. Isso quer dizer que, embora tenhamos percalços de curto prazo, não devemos apenas observar a instituição em termos de cenário vigente. Desta maneira, dentro de uma visão de médio e longo prazo, após o estabelecimento de nossa concepção estratégica, ou seja, definir para onde queremos ir, devemos estabelecer o nosso caminho dentro de um Plano Municipal de Desenvolvimento Limpo e Sustentável da Cidade de Pirassununga SP, ...mais do que nunca devemos reorientar a nossa visão de futuro em prol da futura geração de municípes.

Isto posto e, finalizando a redação desta " - AÇÃO No.001.: Entre o possível e o necessário na Gestão 2017-2020 " emerge a frase do Mestre de Harvard - Professor Alfred Chandler, quando cita que "a estrutura segue a estratégia", devemos buscar uma nova fase de crescimento para a cidade de Pirassununga, tendo como base ainda a frase constante do brasão - "Cultura et Progressus", ...nova fase ...nova ordem ...novos tempos ...no qual será necessário rever as nossas necessidades, tanto em termos de infraestrutura quanto de recursos humanos, para fazer frente aos novos desafios que se descortinam. Digo sem medo de errar... as próximas formas de gestão a serem implantadas e implementadas frente a máquina pública municipal de pirassununga irão fazer a diferença no porvir da organização, ...da cidade, ...de seu povo idoso, ...primordialmente de seu povo infanto-juvenil.











AÇÃO No.002.: Gestão 2017-2020 , a missão da SMPOGRI e seus desdobramentos...

" Será preciso rever as nossas necessidades, tanto em termos de infraestrutura quanto de recursos humanos, para fazer frente aos novos desafios que se descortinam para a partir de 2017..."




...continuação , escrevendo aqui.



...continuação , escrevendo aqui.



...continuação , escrevendo aqui.



...continuação , escrevendo aqui.



...continuação , escrevendo aqui.



...continuação , escrevendo aqui.





















" Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar AGORA e fazer um novo fim..."