SECRETARIA MUNICIPAL DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO
Prefeitura Municipal de Pirassununga
GESTÃO 2017 - 2020

EDUCAÇÃO INTEGRAL DE QUALIDADE PARA TODOS OS PIRASSUNUNGUENSES
Educação é a Solução... É possível !
Municipalizar, depois Federalizar,... com comprometimento nas futuras gerações.









" Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar AGORA e fazer um novo fim..."


FUTURA PROVÁVEL FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - APÓS REAL MUNICIPALIZAÇÃO DE QUALIDADE TOTAL...



Qual o objetivo de preparar o Sistema Educacional Pirassununguense para uma provável Federalização ?

Assegurar escola com a máxima qualidade possível, igualmente, a qualquer criança Pirassununguense, independentemente da família em que tenha nascido e do meio urbano ou rural a onde viva.



Qual é a justificativa para pensarmos numa Federalização(2021) após quatro anos de uma escola básica municipalizada de qualidade total(2017) ?

Podemos começar por uma justificativa patriótica: ao nascer, a criança é primeiro brasileira. Ela nasce em uma cidade e estado onde adquire sua naturalidade, mas sua nacionalidade, no cenário da humanidade, é brasileira. Por isso, a responsabilidade por sua educação, além da família e do entorno em que ela vive, deve ser do Brasil inteiro, portanto da União.

Podemos dar uma justificativa moral: toda criança deve ter acesso à educação com a mesma qualidade, sem discriminação de renda ou de endereço. Só assim oferecemos a mesma chance, a mesma oportunidade para cada criança. A desigualdade poderá ocorrer depois, conforme o talento, a persistência e a vocação, mas não dependendo da renda da família ou da cidade onde ela vive, ou ainda da vontade e/ou falta de vontade do prefeito de investir nos "assentamentos precários" existentes em Pirassununga.

A única forma de assegurar essa igualdade de oportunidade é por meio de escolas e creches públicas de qualidade em todo o território da comarca de Pirassununga SP, e isso não será possível deixando a escola nas mãos de Prefeitos não comprometidos com um Social mais humano e mais justo...

Podemos também dar uma justificativa pedagógica. Nas avaliações feitas pelo IDEB, há espaço para a cidade de Pirassununga SP crescer, desde que se apresente uma "vontade política proativa".

Há também uma justificativa econômica: deixar a escola nas mãos de gestores descomprometidos com essa ação em prol do resgate social amplo e irrestrito tem provocado o imenso desperdício de centenas de cérebros que ficam sem a educação necessária para colocar a cidade de Pirassununga no centro da revolução científica e tecnológica do presente, nesse eixo entre a cidade de Campinas SP e Ribeirão Preto SP. Deixar um cérebro sem acesso a educação de qualidade em Pirassununga é deixar de usar o mais importante de todos os recursos que criam riquezas no mundo de hoje. É como tapar poços de petróleo depois de descobri-los.

Não menos importante é a justificativa social: ...a única forma de quebrar o muro da desigualdade transmitida de pai para filho é oferecendo escola igual para todos do município. A abolição da pobreza passa pela educação, tanto pela eficiência econômica que ela traz, como pela mesma chance que a educação igual oferece.

Além disso, há uma justificativa estratégica: a revolução educacional não será conseguida pela simples e lenta melhora do degradado Sistema Tradicional presente, ela exige a implantação de um Novo Sistema, em substituição ao sistema atual que já mostra sua falência. O Novo Sistema Federal (2021) será implantado enquanto o velho (2009) Sistema Tradicional municipal (2015) vai sendo desativo (2017), em Pirassununga.

As Escolas de Pirassununga até 2012


Plano Nacional da Educação 2011 - 2020


Base Nacional Comum Curricular MEC BRASIL


Boletim de Informações APEOESP sobre Pirassununga



Como será o novo sistema de educação básica a ser gradualmente implantado em Pirassununga ?

O Novo Sistema Federal (2021) na Escola Básica de Pirassununga (2017) terá professores selecionados inicialmente por concurso interno local, nos moldes do concurso nacional, que farão parte de uma Carreira Municipal do Magistério, nos moldes da Carreira Nacional, e terão o salário pago inicialmente pela municipalidade (2017 - 2020) depois se alinhando e harmonizando com o programa maior da União; terá prédios bonitos e confortáveis, construidos e mantidos inicialmente pela municipalidade (depois se alinhando e harmonizando com o programa maior da União); seus equipamentos devem ser os mais modernos, comprados e mantidos inicialmente pela municipalidade seguido pela União, e as aulas serão em horário integral, para turmas: limitadas a 30 (trinta) alunos e um docente titular, mais um docente auxiliar, mais um professor formando - estagiário, para cada turma.



Como será selecionado o Professor da Educação Básica para Pirassununga ?

Um bom salário a vir ser praticado no futuro, pode criar um problema: a busca da carreira do magistério por jovens desinteressados na função educacional, atraídos somente pelo bom salário enquanto procuram outro emprego. Por isso, a seleção do professor será um aspecto fundamental para o sucesso da educação básica de qualidade, localmente. Não se ensina uma criança da mesma forma que se exerce a profissão de engenheiro, lidando com pedreiros, trabalhando com material físico. O professor trabalha com a vida, o sentimento, a inteligência, a criatividade, a motivação e até mesmo com a superação na falta destes. Ele não pode ser selecionado apenas por concurso (interno ou externo). Além de conhecer a matéria a ensinar, o bom professor precisa ter vocação, habilidade, gosto pela profissão , ser proativo, motivado, cinergia, dedicado. O professor da carreira local (2018) será escolhido inicialmente em concurso interno, seguido de concurso externo complementar, para identificar sua formação; depois, pela identificação de sua vocação, colocando os selecionados em sala de aula pelo período de um ano letivo, no fim do qual ele pode ser contratado ou reprovado por falta de vocação e habilidade, mesmo depois de ter passado na primeira etapa admissional.



Como deverá ser o Professor da Escola Básica para Pirassununga ?

O Professor do novo sistema de educação básica local deve ser compatível com os professores dos novos sistemas pedagógicos em formação no mundo. Um profissional que não apenas tenha um bom salário, para ter boa formação e boa dedicação, mas que também esteja habilitado a usar as novas técnicas pedagógicas hoje disponíveis. Além de cada professor ser capaz de utilizar os mais modernos equipamentos, cada escola deverá ter um profissional especializado para auxiliar os professores no uso das técnicas de computação; e outro para auxiliar os professores a acessar as redes educacionais e colocar nelas suas aulas, tanto para seus alunos quanto para qualquer outro interessado fora da sala de aula.



Qual será o regime de contratação do novo professor a partir de 2017 em Pirassununga ?

O Professor da nova carreira, a partir de 2017, terá estabilidade responsável: Ele não poderá ser exonerado pelo Prefeito(a), nem mesmo por pais de alunos, mas essa estabilidade estará vinculada ao cumprimento de sua responsabilidade com a educação local, o que exige que se submeta periodicamente a avaliações de sua dedicação, formação e desempenho. Se esses quesitos não forem cumpridos, poderão levar à demissão e/ou remanejamento interno por interesse da educação de qualidade total a que cada criança Pirassununguense terá direito.



O que acontecerá com os professores atuais que não ingressarem no novo quadro do novo sistema de educação básica de Pirassununga ?

Quando um Professor da rede municipal de Pirassununga não passa em concurso para ingressar como professor em outro quadro do Estado, ele continua na mesma condição em que se encontra. Não seria eficiente fazer o mesmo na nova rede municipal, porque os Professores tradicionais vão trabalhar em cooperação com os novos. Mas não seria correto e justo ignorar a qualificação superior dos novos professores do novo sistema de educação local, além das especificidades da nova carreira sem a estabilidade plena. Por isso, o salário dos antigos ( aqueles sem sucesso no concurso ) não será o mesmo dos professores novos ( aqueles com sucesso no concurso interno e externo ), mas o custo previsto inclui uma elevação de salário dos atuais professores do velho sistema de educação básica de Pirassununga SP.



Quantas horas de aulas terão as escolas do novo sistema de educação básica de Pirassununga a partir de 2017 ?

O Novo Sistema de Educação Básica para Pirassununga, a partir do ano de 2017, prevê implantar escolas em horário integral, onde além do currículo normal, o aluno terá acesso à formação complementar que hoje somente as classes médias e altas oferecem a seus filhos a um custo alto, deslocando-se de um endereço a outro. No mundo de hoje, uma escola com apenas quatro horas de aula por dia não preenche as necessidades de formação e informação das crianças. Por essa razão, as classes médias complementam as horas de aulas nas escolas de seus filhos com aulas de: inglês, francês, alemão, espanhol, natação, judô, ginástica, balé, música, arte, empreendedorismo juvenil ... Essas complementações extra-escolares, além de muito caras para os pais, são desgastantes entre local um e outro. Além de desgaste, esse deslocamento constante provoca ineficiência, perda de aprendizado. Essas complementações são necessárias, por causa do vazio da escola onde estudam, mas não preenchem todo o potencial que aconteceria se a formação fosse dada na própria escola onde o aluno já estuda.



Qual método de ensino será usado ?

Não há paradigma nem modelo ideal consolidado, é preciso incentivar a liberdade para a prática de métodos diferentes e inovadores enquanto os bons sistemas vão sendo adotados. A escola do novo sistema de educação básica local não será centralizada do ponto de vista pedagógico. Ela assegurará liberdade pedagógica para a comunidade, ao professor, aos alunos, aos pais e autoridades locais darem opinião, formarem o currículo e escolherem os métodos. A buscada federalização (2021) deve ser feita com descentralização gerencial e liberdade pedagógica.



Como serão equipadas as escolas do novo sistema de educação básica de Pirassununga ?

A maior parte das escolas públicas municipais de hoje são quase nada ergonomicas para alunos e professores. Os prédios são pouco bonitos e quase sempre degradados, bancos desconfortáveis torturam os alunos e professores. Uma aula de astronomia, biologia, geografia, dada no velho quadro-negro, é não só ineficiente, é uma maldade com crianças em tempos de televisão, computador e tantos outros equipamentos de informática. A escola baseada no quadro-negro será substituida pela educação que combine um quadro eletrônico, o "smartboard", com televisão e computador, usando os mais modernos softwares e hardwares disponíveis.



Quanto custará a implantação e implementação do novo sistema de educação básica em Pirassununga ?

Tudo é uma questão da vontade política declarada pelo gestor e pelo Prefeito(a) eleito no ano de 2016. O dinheiro já está no caixa da prefeitura, é o mesmo quantitativo já previsto pelo FUNDEB, ano a ano, até 2021. O que precisa e mudar o foco da quantidade dos recursos e mirar na qualidade de sua gestão, tudo aos olhos do TCE - Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e do Controle Social que deverá ser mais eficiente a partir do ano de 2017.

CACS - FUNDEB em Pirassununga



Qual o papel dos Prefeitos Municipais ?

Atualmente, os Prefeitos não têm qualquer papel na gestão das escolas federalizadas, contudo há um papel reservado para os Prefeitos. Eles não terão envolvimento no pagamento dos custos da escola, mas terão papel fundamental como representantes das cidades junto às escolas surgidas dentro do novo sistema de educação básica local, que serão administradas por Conselhos (...) nos quais o Prefeito dará sua opinião sobre o conteúdo que a escola deve incluir em seu currículo. A Secretaria Municipal de Educação de Pirassununga SP (2017) aos poucos perde seu papel de empregadora de mão de obra tão somente e assume também o papel de orientadora e fiscalizadora do papel, diretrizes, metas do PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO do MEC / Brasília DF.



A federalização não é contra a descentralização ?

Descentralização com desigualdade não é descentralização, é D E S I G U A L D A D E.
A descentralização exige a igualdade de direitos, o caminho para isso é a educação de qualidade total e igual para todos. Por isso, a federalização da educação é um caminho necessário para uma descentralização decente do Sistema de Educação Básica para a cidade de Pirassununga a partir de 2017.



Qual é o benefício e o papel da universidade na federalização da Educação Básica (2021) ?

O avanço na Educação Básica do Município de Pirassununga a partir de 2017 melhorará a qualidade do aluno que entra na Universidade e Faculdades existentes na cidade, e isso forçará uma imediata melhora na qualidade do ensino superior. Ao mesmo tempo, sem a Universidade e Faculdades será difícil formar os novos professores com a qualidade necessária. Mas isso vai exigir uma profunda reforma na maneira com a qual esses Instituições de Ensino, local, oferecem seus cursos de Pedagogia e Licenciatura.(...)







EDUCAÇÃO INTEGRAL DE QUALIDADE PARA TODOS OS PIRASSUNUNGUENSES

Educação é a Solução... É possível !
Municipalizar, depois Federalizar,... com comprometimento as futuras gerações.











REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA (fonte)
Este texto reúne as respostas a um conjunto de perguntas que o Exmo.Sr.Senador Cristovam Buarque tem escutado ao debater a idéia da Federalização da Educação Básica. Seu objetivo é ampliar o debate. Para isso, esse site convida todos os internautas interessados a apresentarem novas perguntas, ou críticas e sugestões a estas. Você pode usar o site: http://www.cristovam.org.br/federalizacaoedubase



site.: http://www.cristovam.org.br

e-mail.: cristovam@senador.gov.br

*Texto simplificado e adaptado



Pesquise mais... Gabinete do Senador Cristovam Buarque

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" Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar AGORA e fazer um novo fim..."