Qual Cidade desejamos fazer para as futuras gerações ?

Pirassununga


"Sonhar sozinho é só mais um sonho, juntos poderá vir a ser uma realidade..."





MEIO AMBIENTE

DESENVOLVIMENTO LIMPO E SUSTENTÁVEL PARA PIRASSUNUNGA EM 2017

O funcionamento da cidade de Pirassununga deve ser pensado ao concebermos a cidade como um ente vivo, cuja saúde determina a vida dos moradores como um todo. É fundamental, portanto, ter um olhar ecológico sobre as condições de existência do Pirassununguense. Um dos princípais desafios neste sentido é a preservação dos mananciais da região, cuja degradação tem se ampliado como consequência da especulação imobiliária e da ocupação desordenada do solo, bem como falta de políticas públicas e vontade de preservar biomas, dentre muitos o horto florestal da cidade.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DIREITO DE TODOS E DEVER DA PREFEITURA EM FAZER

Essa é uma prioridade de nosso programa de governo. Nos extremos norte da cidade de Pirassununga, onde se encontra com os municípios vizinhos, a população sofre com a ausência de áreas verdes e arborizadas no espaço público, evidenciando que a pobreza tembém se reflete na exclusão ambiental. Nas mesmas regiões e nas saídas para o distrito da Santa-Fé e Cachoeira de Emas, as zonas para descarte de lixo se aproximam do esgotamento e estão cada vez mais distantes, sem que sistemas de coleta seletiva sejam estabelecidos eficazmente. É onde a população vive o drama dos aterros sanitários. O custo do lixo produzido diariamente pela população é incalculável para a Prefeitura de Pirassununga se considerarmos suas consequências ambientais - sem falar do terreno fértil para a corrupção no setor potencialmente...

REPENSANDO OS NOVOS RUMOS...

Por isso, é urgente mudarmos os padrões e hábitos de consumo dos pirassununguenses, tanto urbano quanto rural. É preciso organizar a cidade sobre bases muito diferentes, fora da lógica do consumo compulsivo e irresponsável, da industrialização predatória e do desperdício - como se nossos recursos naturais fossem ilimitados e a energia fosse barata. E aí entra o papel da Prefeitura de Pirassununga, que precisa colocar o meio ambiente em definitivo na agenda pública, articulando soluções locais com a realidade global e garantindo a todos a cidadania ambiental.

NOSSAS PROPOSTAS PARA O MEIO AMBENTE:

COMBATE À OCUPAÇÃO PREDATÓRIA DO SOLO E A DECORRENTE DESTRUIÇÃO DAS ÁREAS VERDES

Vamos implantar uma solução habitacional adequada para as populações removidas de ocupações de área de risco e de preservação permanente, bem como a efetiva recuperação ambiental das áreas. Incluiremos aspectos ambientais nos projetos habitacionais e de urbanização, prevendo a ampliação de áreas verdes e de lazer. É preciso estabelecer um código municipal ecológico de construções sustentáveis, para minimizar a demanda energética e os impactos ambientais, por meio de diretrizes arquitetônicas que privilegiem o uso de materiais e revestimentos térmicos, acústicos e energeticamente mais eficientes.

RECUPERAÇÃO E PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS

Recuperar e preservar com urgência os mananciais do entorno da cidade de Pirassununga, e impedir a rápida degradação do sistema Cantareira. Isso deve ser feito através da ampliação das áreas protegidas e da coleta e tratamento de esgoto para 100% da população que vive nessas regiões, além de ações de despoluição de córregos. Da mesma forma, queremos o fim do crescimento desordenado da cidade sobre as áreas de mananciais. Vamos evitar novas ocupações urbanas e peri-urbanas, por meio de fiscalização e planejamento adequado e continuado, e restringir novas ocupações no entorno do futuro rodoanel.

UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO AMBIENTAL

Vamos elaborar o Plano Municipal de Saneamento, incluindo metas para melhoria do serviço e revendo contratos, garantindo a universalização do saneamento ambiental e a qualidade de vida de todos os habitantes da cidade de Pirassununga, com prioridade para a população moradora de áreas periféricas da cidade. Além disso, vamos incentivar a adoção de sistemas alternativos de saneamento em regiões isoladas como Cachoeira de Emas e distrito da Santa-Fé e áreas de mananciais.

AMPLIAÇÃO DA RECICLAGEM

Vamos inserir os sistemas de reciclagem como parte essencial do ciclo industrial presente em Pirassununga, e generalizar a coleta seletiva, hoje abandonada pela administração municipal. Grande parte do material industrializado pode ser reciclado, poupando energia e eliminando resíduos danosos ao meio ambiente e ao Munícipe.

SISTEMATIZAR O TRABALHO DE RECOLHIMENTO DE TODO MATERIAL TÓXICO OU NOCIVO AO MEIO AMBIENTE

Também daqueles inertes mas que têm alto impacto ecológico: óleo, baterias de celular e pilhas, computadores e equipamentos eletrônicos, pneus, etc... Isso pode ser feito com o estabelecimento de postos ou centros de coleta ou recolhimento de materiais em colaboração com empresas.

CRIAR E IMPLANTAR PARQUES MUNICIPAIS NATURAIS

...( de proteção permanente ) para proteger áreas estratégicas, considerando a formação de corredores verdes que colaborem para a proteção da biodiversidade. Vamos devolver áreas verdes recuperadas para a cidade de Pirassununga, tanto no meio urbano quanto rural.

LEGISLAÇÃO AMBIENTAL LOCAL RIGOROSA

É preciso apresentar propostas de alterção na regulação e legislação ambientais, para criar novos padrões de produção. Os Industriais e fabricantes e as redes de comércio local devem ser responsáveis pelo recolhimento e reciclagem ou despejo dos seus produtos, particularmente dos bens duráveis, depois de concluído seu ciclo de vida útil, dentro do sitema de logística reversa. Isso significa estabelecer este recolhimento como obrigação legal dos vendedores / produtores, através das normas legais, até tornar-se um costume...

ELIMINAR OS LIXÕES NO PRAZO DE 02 ANO A PARTIR DE 2018

Com a adoção de metas obrigatórias de reciclagem, com a criação da nova autarquia para esse fim, a SLUCR - Serviço de limpeza urbana e coleta seletiva de resíduos de Pirassununga, em bases progressivas e continuadas, distribuidas setorialmente ( comércio, residências, indústrias, resíduos de construção civil, empresas e hospitais ). A política municipal de resíduos sólidos deve responsabilizar solidariamente as empresas pelos custos do tratamento adequado do lixo que geram. Para tal ainda criar-se-á novas empresas que tenha como materia prima esse mesmo lixo, transformando-o em riquezas para as famílias dos cooperados da "RECICLAR" , sempre buscando sustentábilidade e desenvolvimento limpo para o projeto e para a cidade de Pirassununga.

NOVA MATRIZ DE TRANSPORTE VERDE PARA A CIDADE

Tal medida deve garantir não apenas a reapropriação do espaço consumido com parte das obras viárias como espaço cívico ( parques e áreas verdes, espaços de cultura e lazer, recuperação da paisagem urbana, espaços coletivos para a prática de exercícios físicos preventivos , etc ) mas também reduzir substancialmente o nível de poluição atmosférica na cidade. Os automóveis deverão ser menos poluidores e fazer uso de combustíveis de transição. Com a instalação de uma rede de ciclovias na cidade, em Avenidas, linhas únicas NORTE-SUL e LESTE-OESTE, vamos incentivar a solução ciclística para proteger o meio ambiente e melhorar o trânsito local.

TRABALHAR DE FORMA INTEGRADA NA REGIÃO

Já que as questões ambientais extrapolam os limites da adminstração municipal, garantindo o funcionamento dos Conselhos Municipais do Meio Ambiente, com poderes decisórios, com trabalho integrado ao Conselho Estadual e Federal.