Qual Cidade desejamos fazer para as futuras gerações ?

Pirassununga


"Sonhar sozinho é só mais um sonho, juntos poderá vir a ser uma realidade..."





ESPORTE E LAZER

O DESAFIO DO ORÇAMENTO MUNICIPAL DE PIRASSUNUNGA

CONSTRUIR O PODER POPULAR A PARTIR DOS BAIRROS E DAS SUAS ASSOCIAÇÕES

Os investimentos nas áreas sociais, continuadamente são reduzidas e em muitos casos extinguindo as políticas de lazer, esporte e práticas corporais. A Secretaria Municipal de Esportes carece da continuidade de políticas e cada vez mais tem se tornado uma moeda de troca para a construção de alianças partidárias. A rede municipal de equipamentos e unidades de lazer e de esporte administrada pela SME é uma incógnita. Não existem dados ofíciais precisos e disponíveis. As políticas e estruturas estão isoladas dos outros setores e demais Secretarias Municipais e se concentram no atendimento a jovens. A distribuição geográfica dos equipamentos e unidades públicas também é desigual, punindo as regiões mais afastadas do centro da cidade de Pirassununga, por exemplo os distritos da Cachoeira de Emas e Santa-Fé, Laranjeiras, Millenium, Belmiro. Entendemos que pensar uma política sólida e consequênte que avance no sentido de oferecer variadas práticas corporais para toda a população da cidade de Pirassununga exige coragem para apresentarmos propostas de universalização da política e de financiamento público, de organização de um sitema integrado e de gestão participativa.

NOSSAS PROPOSTAS PARA O ESPORTE E LAZER:

Construir uma política universal para o lazer e o esporte na cidade, ocupando os espaços públicos.

Fixação do valor de 1 % do orçamento do município para as políticas do setor.

ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS E INFORMAÇÕES DA CIDADE POR SUBPREFEITURAS E DISTRITOS

...( equipamentos, unidades esportivas, número e ocupação das vagas, professores, educadores e integração dos dados com outras Secretarias Municipais de Pirassununga ).

DESENVOLVIMENTO DE UM PLANO MUNICIPAL DE LAZER E ESPORTES

Que venha contemplar os espaços públicos e sua utilização, manutenção, ampliação e qualificação de trabalhadores.

CONSTRUÇÃO DE EQUIPAMENTOS E UNIDADES ESPORTIVAS EM FUNÇÃO DA DEMANDA E LOCALIZAÇÃO DEFINIDAS PELAS ASSOCIAÇÕES DE BAIRRO E SEUS MORADORES

Como referência mínima, devem existir (1) um kit de equipamentos por cada (3) três bairros próximos, além de espaços públicos centrais livres para a prática de hip-hop, capoeira, street-ball, pistas para skate, bicicleta e patinação de rodas, adaptado aos cadeirantes.

INTEGRAÇÃO DOS ESPAÇOS ESPORTIVOS ÀS ESTRUTURAS DE EDUCAÇÃO, SAÚDE, TURISMO E CULTURA

...( bibliotecas, parques, escolas, laboratórios de informática, unidades básicas de saúde, poupa-tempo, etc ).

REALIZAÇÃO DE EVENTOS, ENCONTROS E TORNEIOS ORGANIZADOS DE FORMA A PRIVILEGIAR A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

Garantir financiamento público para iniciativas populares e tradicionais geradas pelas associações de bairros e gerenciadas pelas Subprefeituras distritais.

VALORIZAR OS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCADORES

Em ação integrada com a Secretaria Municipal de Educação, essas ações educativas e desportivas no interior dos Centros Esportivos Central e dos Bairros, Clubes da Comunidade, Clube da Cidade, devem ser realizados por profissionais concursados, com regime de trabalho estável e plano de carreira, inspirados por projetos coletivos adequados a cada realidade.