Lei No.4.185 de 26.12.2011,
Inciso III "por funções" .

Estimada a Receita e fixando a despesa por função, até o valor de 1% = R$ 1.421.384,20
" Assistência Social - 2017 " .

A partir de 2017 será feito grandes investimentos nos Recursos Humanos (Treinamento, Capacitação, Habilitação) , Recursos Matériais, Infra-estrutura, Logística, Patrimonial, Tecnológias, Projetos e Programas desta função e em sua pasta executiva .:

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - EAN

O QUE É ... As ações de Educação Alimentar e Nutricional buscam promover a segurança alimentar e nutricional por meio de estratégias educativas que levem a práticas alimentares mais adequadas, permitindo às pessoas selecionar e consumir alimentos saudáveis e nutritivos, valorizando a diversidade dos produtos regionais e as vantagens de se aproveitar os alimentos integralmente, reduzindo o desperdício. Com isso, procura-se também resgatar tradições alimentares e sensibilizar a população para a necessidade de uma alimentação adequada desde a infância até a terceira idade.

Um dos projetos realizados por iniciativa federal é o "Cozinha Brasil" - em parceria com o Serviço Social da Indústria - ( SESI ). São aulas itinerantes que rodam pelo Pais, por meio de unidades móveis ou semi-fixas, que são cozinhas didáticas instaladas em um veículo de grande porte ou adaptadas a uma sala de aula, onde a população aprende como aproveitar melhor os alimentos e compor uma boa alimentação. As receitas são de baixo custo e com alto valor nutricional. Podemos dizer ainda que a partir de 2017 haverá outros tantos projetos realizados localmente pela Prefeitura Municipal de Pirassununga e suas Secretarias afins, de forma descentralizada, e colocadas nos bairros via suas Sub Prefeituras, tudo com uma infraestrutura ideal...

Também são produzidos materiais educativos como cartilhas, folders e tabelas de composição de alimentos, que podem ser solicitados para enriquecer as ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidos localmente.


IMPORTÂNCIA ... Este programa tem uma função estratégica nas políticas de segurança alimentar e nutricional, na medida em que fornece às pessoas, famílias e comunidades atendidas pelos programas a melhor utilização e aproveitamento dos alimentos, explorando todo potencial nutritivo. Além disso, permite conhecer e valorizar alimentos regionais, o que contribui para reduzir o custo da alimentação.


OBJETIVO ... Promover a alimentação adequada e saudável como um prazer cotidiano.

Estimular a autonomia das pessoas para se mobilizar e realizar escolhas saudáveis.

Valorizar e respeitar as especificidades culturais e regionais da alimentação de cada parte do país e de seus grupos étnicos.

Contribuir para a promoção da segurança alimentar e nutricional das famílias em todas as suas dimensões, combatendo não somente a fome e a desnutrição, como também a obsidade e outros problemas causados pela alimentação inadequada.


QUEM PODE PARTICIPAR ... Mulheres que exercem papel fundamental de provimento da alimentação em seus domicílios, além de crianças e jovens, pois os hábitos alimentares se estabelecem,fundamentalmente, na infância e na juventude.


COMO PARTICIPAR ... Anualmente, o MDS lança editais para apoiar iniciativas locais de educação alimentar e nutricional, em parceria com governos municipais e estaduais. Os critérios para seleção de projetos e os valores a serem concedidos variam a cada ano e devem ser atentamente observados. Em geral, podem ser enviados projetos de capacitação em segurança alimentar e nutricional, de promoção da alimentação saudável na comunidade por meio de cursos, palestras, oficinas culinárias, seminários, entre outros. Os projetos encaminhados são analisados tecnicamente, e aqueles aprovados destinam-se à formalização de convênios.


PARA SABER MAIS ...

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME - MDS
Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN
Departamento de Apoio a Projetos Espeiciais

Esplanada dos Ministérios, Bloco C , 4o.andar, sala 410
Brasília - DF , CEP - 70.046 - 900
Telefone (061) 3433 - 1159 / 1125
educacaoalimentar@mds.gov.br
www.mds.gov.br
0800 707 2003



Saiba mais...

Saiba mais...