Um Olhar para o Futuro de Pirassununga - 2017


SUSTENTABILIDADE - " Os gregos davam o nome de polis à cidade, isto é, ao lugar onde as pessoas viviam juntas. E Aristóteles diz que o homem é um animal político, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia de outros, todo ser humano tem necessidades afetivas, psicológicas e espirituais. A própria natureza dos seres humanos é que exige que ninguém viva sozinho. Assim sendo, "política" se refere à vida na polis, ou seja, à vida em comum, às regras de organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e às decisões sobre todos esses pontos."

FÓRUM " O Segundo Fórum Mundial de Sustentabilidade, ocorrido em Manaus - AM, no final de março do ano de 2011, confirma, mais uma vez, os desafios da sustentabilidade mundial e reconhece que o mundo precisa da liderança e dos líderes (públicos e privados) do Brasil. O Objetivo do Fórum foi o de encontrar soluções para desafios relacionados à sustentabilidade, social e ambiental por meio de iniciativas empresariais e da sensibilização do setor público. "

(LIDE) Grupo de Líderes Empresariais " Realizado pela Seminars e promovido por João Dória Jr. presidente da LIDE, o evento contou com a presença de mais de 700 líderes empresariais, autoridades, políticos e ambientalistas. Concluiu-se deste evento - "(...)que é preciso mudar a forma de gerar e consumir energia, lembrando que a não dependência de energias dá independência e liberdade, sobretudo em um momento de crise econômica." - palavras finais do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, um dos principais palestrantes."

ALGUMAS CONCLUSÕES DO EVENTO - " Apesar do Brasil estar sendo visto como uma liderança mundial para alavancar a economia verde, ainda é preciso dar importantes passos, pois há muito marketing e poucas ações concretas de empresas e governos em produzir resultados práticos."

ainda(...) Mais do que isso, temos muitas oportunidades para indústrias que produzem soluções limpas e a pauta da sustentabilidade deva ser entendida como oportunidade e crescimento dos negócios, além da inclusão social. Mas para tudo isso, as ações efetivas devem vir de caminhos e fontes diversas, de forma equilibrada e integrada:

(1)" Iniciativa do poder público, com menos corrupção e mais ações verdes que agreguem dignidade e movimentem economicamente o pais, sempre cuidando de sua biodiversidade, do equilíbrio nas negociações e dando ainda mais visibilidade ao pais ;"

(2) " Da iniciativa privada para que invistam, que implantem processos e ações de cima para baixo e que realmente queiram construir uma imagem de empresa sustentável, caso contrário estarão com seus dias contados ;"

(3) " Da conscientização e da integração da população, que deve entender o tema da sustentabilidade para poder cobrar e ajudar a construir um País, um Mundo e um Planeta diferente e saudável ;"

(4) " Enfim, na contramão do que pensa uma grande maioria "ecológica", é com o "negócio limpo" que mudaremos a imagem do Brasil, ainda far-se-á nascer uma nova Pirassununga para o ano de 2017. Precisamos de uma abordagem mais dinâmica, com foco nos negócios e no crescimento econômico. A gestão 2017 para uma Pirassununga do futuro acredita na importância da sustentabilidade. Subscrevemos que sustentabilidade é mais do que questões de ambientalismo; é a integração de três fatores ( PESSOAS , PLANETA , e LUCRO ). Qualquer atividade econômica que não tenha um impacto positivo em todos estes três fatores não é sustentável no longo prazo."

(5)" Poucas pessoas têm consciência do que significa sustentabilidade e de que forma essas questões impactam suas vidas... É possível criar empregos com o uso de tecnologias verdes. Na Califórnia foram criados 10 vezes mais postos de trabalho no chamado 'setor verde' do que em outros segmentos da economia. E que isso demonstra que sustentabilidade não é ideologia ambiental, É REALIDADE..."

(6)" Mesmo que alguns chamem o Brasil de um país pobre, o crescimento aqui nos últimos anos é extraordinário. Somente três paises no mundo estão fazendo isso: CHINA , ÍNDIA , e o BRAZIL ."

(7) " Pirassununga tem ambientalistas, ONG's , inclusive um partido político VERDE , ...não temos que esperar pelos milagres, temos que fazer o exemplo, pois só assim as pessoas nos seguem. A natureza humana nem sempre conhece o âmago dos problemas, sempre esperam os outros resolverem. Qual Pirassununga desejamos para nossas futuras gerações, para a partir do ano de 2016 ?"



(8)" O resultado da ação a ser implantada em toda a cidade de Pirassununga, em 2017, pela futura gestão do Executivo, soma da sua Secretária Municipal de Meio Ambiente com a autarquia de Serviços de Limpeza Urbana e Coleta de Recicláveis e Residuos - SLUCR (2013), em coleta seletiva do lixo produzido pelos munícipes, determinará uma elevação da qualidade de vida daquelas famílias integrantes da cooperativa "COOPRECICLA" e, mais ainda na qualidade de vida dos habitantes da cidade, tudo visando a boa condução do projeto ambiental "verde-azul" e a elevação do índice de qualidade e de desenvolvimento da vida humana em toda Pirassununga, que até o ano de 2011 foi muito baixo. Toda cidade contará com mais de 2.000 lixeiras recicláveis, ainda á serem doadas pelas Lideranças Empresariais de Pirassununga, ainda a instalação de mais de 200 Pontos de Entrega Voluntária ( PEV's ), já em desenvolvimento do projeto. Esta ação futura com certeza resultará na captura de mais de 15 toneladas de lixo reciclável / dia ( materiais secos: papel, plástico, vidro, madeira e metais ). De acordo com o futuro presidente da CoopRecicla, Sr. Luís Carlos Santos, ainda conselheiro consultivo da ANAUÁ - Grupo de Educação Sócio-Ambiental ( www.anaua.com.br ), a comercialização do lixo a ser recolhido poderá render aproximadamente 50 mil reais / mês, que reverterá em benefícios para as cinquenta famílias cooperadas. Deste aprendizado, resulta num planejamento de sustentabilidade a ser gerido nos quatro anos que se seguirão de 2013, o processo buscará seu capital de giro, seu lucro, e se realimentará com tecnológias e recursos humanos qualificado , em todos os níveis da sua ação organizacional, tudo visando o desenvolvimento limpo e sua sustentabilidade, já está prevista a aquisição de mais PEV's, garantindo assim a continuidade deste projeto, onde, com a realização da coleta seletiva e a participação de todos, estará se fazendo o possível para minimizar o impacto causado pelo homem na natureza, e colaborando efetivamente para com a conscientização de todo o Povo de Pirassununga. Este projeto terá seus galpões e todo infra-estrutura primeiramente na Vila Santa-fé e ainda no Jardim das Laranjeiras, zona norte, saida da estrada antiga para a cidade de Porto Ferreira. "



( Jeremias , 29 : 7 ) - " E buscai a paz da cidade, para a qual vos fiz transferir. E orai por ela ao Senhor: porque na sua paz tereis vós a vossa. "









Sinopse atualizada no 2o.Trimestre de 2011. Matéria original de Léa Lobo e adaptada por Ulysses von Lang para este infoREDE.


 

SLUCR - Autarquia 2017 " Autarquia já estruturada e fruto do esforço do Advogado Dr. Guilherme Sundfeld, especialista da área, caberá a introdução de toda uma nova ideologia de Educação para o melhor trato do meio-ambiente na cidade de Pirassununga. Por acreditar muito no que fala, fez disto sua vida profissional. Ainda, por acreditar na importância da Sustentabilidade e do Desenvolvimento Limpo com inclusão social para Pirassununga, afirma que para uma efetiva praxis verde, tudo isso é mais do que questões de ambientalismo; é a integração de três fatores e que estarão sempre presentes na gestão da futura SLUCR, a saber: ' PESSOAS , PLANETA , LUCRO '. Diz ainda, que qualquer atividade econômica que não tenha um impacto positivo em todos estes três fatores não é e não será sustentável no longo prazo, isto vale para Pirassununga. "


COOPRECICLA - Sustentabilidade " A recessão em que vive o povo mais pobre de Pirassununga, define e restringe sobre maneira essa classe social, sua exclusão social, ...digital, ...econômica, ...emprego, ...outras, se fazem perceptíveis nos quatro cantos da cidade, definindo e qualificando a pobreza extrema que se instala e evolui nos bairros mais periféricos. A demanda atendida nos CREAS, CRAS, Conselho Tutelar, Promoção Social, Fundo Social de Solidariedade e demais ONG's presentes na cidade de Pirassununga, ao tabularem seus dados quantificam a pobreza extrema, hoje presente em pobreza de "ser" e pobreza de "ter", temos que reverter esse quadro negativo presente e elevar o índice de desenvolvimento humano da cidade de Pirassununga."


Gerar Empregos 2017 " Vamos todos juntos, incluo aqui os futuros Sub Prefeitos 2017, repensar o futuro dos bairros com base na sustentabilidade e desenvolvimento limpo, descentralizando ações e investimentos no setor econômico e micro-empresarial, como forma alternativa e complementar de inclusão e resgate social da população em estado de pobreza extrema, ainda elevação da qualidade de vida para os bairros mais pobres de Pirassununga. Acreditamos que ao investir fortemente na parcela mais pobre da cidade não se justificará existir, a curto prazo, mais infratores, indigentes e pessoas de rua e/ou na rua, pedintes, carentes extremos..."


Nos bairros em 2017, haverá os prestadores de serviços " A fase de recuperação econômica, é o momento certo para considerar novos investimentos, por parte da Prefeitura 2017-2020, no desenvolvimento e na promoção da sustentabilidade para os prestadores de serviços, seja ele autonômo e/ou cooperado. Prestadores de serviços estão estreitamente ligados ao desenvolvimento sustentável. É um setor transversal que é vinculado a todos os outros setores; é uma atividade que depende, em grande parte, de recursos humanos ao invés de capital e é uma atividade que consome energia e outros recursos além de gerar poluição. A agenda local deste setor econômico deveria refletir mais sobre estas realidade."


Protegendo o Planeta - " Proteger o planeta é uma questão fundamental para os prestadores de serviços. Por isso, reconhecemos que os prestadores de serviços têm os seguintes impactos ambientais:
a) Produzem resíduos e precisam gerenciar estes resíduos adequadamente ;
b) Utilizam produtos das mais diversas composições, utensílios e equipamentos que têm impacto sobre o meio ambiente ;
c) Consomem energia e combustíveis que produzem dióxido de carbono, contribuindo para mudanças climáticas, além de adicionarem custos aos negócios ;
d) Consomem proporcionalmente água na prestação dos mais diversos serviços, que é um recurso cada vez mais escasso ;
e) Estão também posicionados na cadeia de abastecimento entre fornecedores e clientes e podem agir para influenciar ambas as partes deste ciclo econômico."




Desenvolvendo Pessoas - " A indústria da prestação de serviços é um setor de intenso trabalho, com custos de mão de obra no montante de até 80 %. O lado social do desenvolvimento sustentável é especialmente importante neste setor. Assim, reconhecemos que o setor econômico tem as seguintes prioridades para melhorar a sua sustentabilidade social:
a) O desenvolvimento da igualdade de oportunidades para todos e a integração de grupos desfavorecidos na força de trabalho ;
b) A melhoria das condições de trabalho para prevenir acidentes e reduzir riscos para a saúde dos trabalhadores ;
c) O desenvolvimento de condições de empregabilidade que recompensem, com justiça, a força de trabalho ;
d) Prover oportunidades de treinamento para todos os funcionários, qualificando formalmente a mão de obra ;
e) Reconhecer o SINDICATO e a representação dos trabalhadores, aonde for apropriado ;
f) Desenvolver parcerias entre clientes, fornecedores e interessados externos ao segmento econômico ."



Maximizando Lucros para todos - " O segmento econômico vem sofrendo com margens baixas de lucro há muitos anos. Isso tem um impacto direto e negativo em sua capacidade de investir em novas máquinas e tecnológias, novos produtos e serviços para seus clientes (munícipes) e benefícios adicionais para seus trabalhadores. Então, reconhecemos as seguintes prioridades que vão impactar positivamente na sua rentabilidade:
a) O setor precisa aumentar suas margens de lucro para proporcionar um retorno satisfatório aos investidores, sejá ele da iniciativa privada e/ou pública ;
b) O setor deve concentrar-se em inverter a 'corrida para o menor preço' e engajar-se em uma competição com base em qualidade e serviço, e não apenas em preços ;
c) O setor tem que melhorar a qualidade dos serviços prestados e, também, a percepção que os clientes e munícipes têm desse serviço ;
d) Os prestadores de serviços também precisam ter as ferramentas de negócio que permitam quantificar os benefícios com as iniciativas de sustentabilidade .



CHAMADA PARA AÇÕES - " Reconhecendo os fatores até então citados, concordamos em se comprometer futuramente com as seguintes ações, sem prejuizos de outras mais em prol dos munícipes de Pirassununga :
1) Iniciar atividades com mão-de-obra de baixa qualificação contudo de alto comprometimento com a causa, e de forma crescente e continuada aumentar o percentual de trabalhadores com uma qualificação profissional reconhecida ;
2) Aumentar o percentual de trabalhadores dentro de um sistema de aprendizagem, treinamento e qualificação para o trabalho ;
3) Aumentar o percentual de mulheres gerentes e executivas ;
4) Revisão dos padrões de trabalho para reduzir os impactos sociais ;
5) Todos os trabalhadores devem ser treinados para reduzir lesões musculares e acidentes ;
6) Aumentar a utilização de sistemas automáticos para as máquinas e treinar trabalhadores para o uso adequado ;
7) Utilizar rotinas, produtos e serviços projetados para sustentabilidade e segurança ;
8) Consumir racionalmente a eletricidade e outras formas de energia, utilizados no processo do trabalho ;
9) Reduzir consumo de combustível fóssil em veículos ;
10) Aumentar gradualmente e crescentemente o uso de tecnológias, para tal ir buscar conhecimento ao participar das feiras nacionais e internacionais ;
11) Incluir informações sobre sustentabilidade em todas os produtos gerados pela COOP_RECICLA ;
12) Incluir critérios sociais e ambientais especifícos em todos os contratos com fornecedores, clientes e sub-contratados ;
13) Filiar-se a uma Associação de Classe reconhecida ;
14) Divulgar uma política de desenvolvimento sustentável da Prefeitura e da CoopRecicla ;
15) Desenvolver um processo de gerenciamento de riscos sociais e ambientais, local ;
16) Divulgar, internet e intranet Prefeitura de Pirassununga, um relatório anual sobre ações de sustentabilidade e impacto social positivo sobre as famílias que compõe a COOPRECICLA de Pirassununga ;
17) Quantificar os benefícios financeiros das ações de sustentabilidade ;
18) Quantificar a sua produção de créditos de carbono para o Município de Pirassununga ;
19) Trabalhar exaustivamente com os Munícipes, geradores do lixo local, para implantar e implementar as ações aqui apresentadas ;
20) Promover e assegurar o desenvolvimento sustentável para seus membros ;
21) Estabelecer fóruns com os cooperados e funcionários para garantir que as discussões sobre sustentabilidade sejam relevantes, bem como levar em consideração as necessidades dos mesmos ;
22) Certificar-se de que a sustentabilidade e o desenvolvimento limpo é um ponto permanente em suas agendas ;
23) Desenvolver relacionamentos positivos com os mais diversos interlocutores do governo e promover políticas sustentáveis junto aos prestadores de serviços e cooperados ;
24) Desenvolver projetos de desenvolvimento sustentável para os benefícios de seus membros, inclusive convênios com CDHU e iniciativas "minha casa" usando do lucro gerado pela COOP-RECICLA ;
25) Procurar subvenções disponíveis dos governos nacionais (municipal, estadual, federal) e internacionais, bem como outras fontes de financiamento para esses projetos sociais em prol dos cooperados ;
26) Coletar os mais diversos relatórios intra COOP-RECICLA e apresentar anualmente ao Poder Legislativo local, visando total transparência da ação e dos progressos realizados em âmbito de um Planeta, ...de uma Cidade - melhor."